Use este identificador para citar ou linkar para este item: bibliotecadigital.cnj.jus.br/xmlui/handle/123456789/186
Título: Constitucionalismo e democracia para um processo penal íntegro, eficiente e transparente
Autor(es): Sousa Júnior, Eliezer Siqueira de
Cardoso, Henrique Ribeiro
Araújo, Roberto Alcântara de Oliveira
Palavras-chave: Administração da justiça
Direitos e garantias individuais
Direito penal
Princípio da eficiência
Transparência na administração pública
Data do documento: 2020
Editor: CNJ
Citação: SOUSA JÚNIOR, Eliezer Siqueira de; CARDOSO, Henrique Ribeiro; ARAÚJO, Roberto Alcântara de Oliveira. Constitucionalismo e democracia para um processo penal íntegro, eficiente e transparente. Revista CNJ, Brasília, v. 4, n. 1, p. 52-61, jan./jun. 2020.
Resumo: A vontade da maioria e os direitos das minorias, invariavelmente, entram em tensão. A democracia, como governo do povo efetivado pela vontade da maioria, vê-se constantemente em dilemas que envolvem direitos de indivíduos ou grupos minoritários, tragados pelos procedimentos democráticos tradicionais. O constitucionalismo, por outro lado, é revelado como sistema de limitação de poder, o que arrefece a força da maioria a impor sua vontade aos grupos minoritários. Nesse aspecto, o presente artigo apresenta a ideia de integridade como ferramenta para a correta leitura de institutos tão caros ao Estado contemporâneo, apresentando, por meio do método indutivo, os motivos pelos quais o processo penal deve lançar mão da eficiência e transparência para alcançar decisões mais eficientes.
URI: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/186
ISSN: 2525-4502
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Constitucionalismo e democracia para um processo penal.pdf176.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.