Use este identificador para citar ou linkar para este item: bibliotecadigital.cnj.jus.br/xmlui/handle/123456789/234
Título: Análise da Jurisprudência do Conselho Nacional de Justiça através de Redes Complexas
Autor(es): Macohin, Aline
Palavras-chave: Brasil. Conselho Nacional de Justiça (CNJ), jurisprudência
Análise de redes, citações
Análise de documento
Data do documento: 2019
Editor: CNJ
Citação: MACOHIN, Aline. Análise da jurisprudência do Conselho Nacional de Justiça através de redes complexas. Revista CNJ, Brasília, v. 3, n. 2, p. 19-26, jul./dez. 2019.
Resumo: A partir de dados de jurisprudência do Conselho Nacional de Justiça foram extraídas 9.106 decisões entre 2005 e 2019 e verificados quais precedentes cada decisão judicial citava. A partir de técnicas de extração de conhecimento em base de dados e uso de redes complexas foi criada uma rede de citações entre precedentes judiciais com o objetivo de identificar os precedentes mais relevantes e similaridade entre os mesmos, através do uso de métricas de rede e de nós. Como resultado, foi demonstrada a validade do uso da métrica de centralidade de autovetor para caracterização da relevância de um precedente e a eficácia do uso da métrica de modularidade para identificação de precedentes similares.
URI: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/234
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise da Jurisprudência do Conselho Nacional de.pdf1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.