Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/235
Título: Análise sobre os critérios de indicação e motivações para exercer o cargo de Conselheiro do CNJ: um estudo das cinco primeiras composições (2004 a 2014)
Autor(es): Oliveira, Leonel Gois Lima
Palavras-chave: Brasil. Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Poder Judiciário, conselheiro
Data do documento: 2019
Editor: CNJ
Citação: OLIVEIRA, Leonel Gois Lima. Análise sobre os critérios de indicação e motivações para exercer o cargo de Conselheiro do CNJ: um estudo das cinco primeiras composições (2004 a 2014). Revista CNJ, Brasília, v. 3, n. 2, p. 48-55, jul./dez. 2019.
Resumo: Exercer um cargo de Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) representa uma posição de destaque que é almejada por profissionais que atuam na área do Direito. Buscou-se como objetivo trazer um resgate histórico sobre as cinco primeiras composições do CNJ a partir do olhar dos conselheiros. Foram entrevistados 20 ex-conselheiros, adotando-se a análise temática ou categorial como forma principal de técnica de análise de conteúdo. As categorias estabelecidas para análises foram relacionadas à motivação e à forma de ingresso. Em termo das motivações dos entrevistados para ser conselheiro do CNJ, verificou-se uma divisão de predominância entre as categorias de existência de um perfil de liderança, o interesse em apoiar à coleta de dados estatísticos e o interesse em participar de um órgão que atua em questões disciplinares. Verificou-se, também, o predomínio de convite/indicação de presidente de tribunal superior para atuar como conselheiro.
URI: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/235
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise sobre os critérios de indicação e motivações para.pdf144.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.