Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/243
Título: Processo e Justiça: escopos do processo e dos meios adequados de resolução de conflitos
Autor(es): Oliveira Filho, Silas Dias de
Palavras-chave: Justiça, processo
Acesso à justiça
Data do documento: 2019
Editor: CNJ
Citação: OLIVEIRA FILHO, Silas Dias de. Processo e Justiça: escopos do processo e dos meios adequados de resolução de conflitos. Revista CNJ, Brasília, v. 3, n. 2, p. 104-116, jul./dez. 2019.
Resumo: A partir de uma releitura do pensamento de Piero Calamandrei, o presente artigo tem por objeto traçar um paralelo entre o processo judicial e os meios adequados de resolução de conflitos, no que tange ao escopo da Justiça. O objetivo do trabalho é verificar em que medida tal escopo se encontra presente em cada um dos referidos métodos de solução de disputas, considerando a ressignificação do conteúdo da garantia fundamental de acesso à Justiça, agora concebida como acesso à ordem jurídica justa, englobando os meios judiciais ou extrajudiciais, contenciosos ou consensuais, que se mostrem mais adequados à resolução de determinada espécie de conflito de interesses. Valendo-se dos métodos dedutivo, indutivo, dialético e histórico, buscar-se-á identificar se os instrumentos apontados se prestam a viabilizar o acesso à Justiça.
URI: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/243
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Processo e Justiça escopos do processo e dos meios.pdf243.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.