Use este identificador para citar ou linkar para este item: bibliotecadigital.cnj.jus.br/xmlui/handle/123456789/253
Título: Interoperabilidade e violência institucional no sistema prisional
Autor(es): Santos, Andremara dos
Palavras-chave: Regime penitenciário, violência
Processo penal, direitos humanos
Data do documento: 2017
Editor: CNJ
Citação: SANTOS, Andremara dos. Interoperabilidade e violência institucional no sistema prisional. Revista CNJ, Brasília, v. 2, n. 1, p. 46-59, 2017.
Resumo: Este artigo analisa a relação entre a interoperabilidade de sistemas tecnológicos e a violência institucional no sistema prisional como um todo. É fruto da dissertação apresentada no Mestrado Interinstitucional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania, realizado em parceria com a Universidade Federal da Bahia, o Tribunal de Justiça da Bahia, e a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia. Optou-se pela realização de estudo de natureza qualitativa, por meio dos procedimentos de revisão de literatura científica e revisão jurisprudencial e legislativa nas áreas penal, processual penal e de direitos humanos. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a ausência de sistemas tecnológicos dotados de interoperabilidade nos órgãos do sistema de justiça criminal impede a gestão eficiente do sistema prisional e favorece a violação dos direitos humanos e fundamentais das pessoas em situação de prisão, ao dificultar ou inviabilizar o exercício dos seus direitos e tornar invisível a violência imposta.
URI: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/253
ISSN: 2525-4502
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Interoperabilidade e Violência Institucional no Sistema.pdf144.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.