Use este identificador para citar ou linkar para este item: bibliotecadigital.cnj.jus.br/xmlui/handle/123456789/257
Título: Tribunal do Júri: condenações e absolvições
Autor(es): Stemler, Igor Tadeu Silva Viana
Soares, Gabriela Moreira de Azevedo
Sadek, Maria Tereza Aina
Palavras-chave: Sistema judiciário, Tribunal do júri
Processo penal, conselho de sentença
Poder Judiciário
Data do documento: 2017
Editor: CNJ
Citação: STEMLER, Igor Tadeu Silva Viana; SOARES, Gabriela Moreira de Azevedo; SADEK, Maria Tereza Aina. Tribunal do Júri: condenações e absolvições. Revista CNJ, Brasília, v. 2, n. 1, p. 2-11, 2017.
Resumo: O Tribunal do Júri possui uma longa história no país. A despeito dessa longevidade são poucos os estudos empíricos sobre a instituição judicial que conta com a participação de cidadãos. Esse texto procura contribuir para diminuir essa lacuna. Os principais objetivos são: a) analisar os fatores processuais que podem influenciar na condenação do réu nas sessões do Tribunal do Júri; b) criar um modelo com potencial de identificar a probabilidade de condenação ou de absolvição do réu. Para alcançar esses propósitos serão testadas as seguintes hipóteses: a) rés do gênero feminino tendem a ser menos condenadas do que réus do gênero masculino; b) réus denunciados tendo como vítimas mulheres tendem a ser mais condenados; c) sessões do Júri designadas em menos de um ano tendem a ser mais condenatórias.
URI: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/257
ISSN: 2525-4502
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tribunal do Júri condenações e absolvições.pdf3.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.