Use este identificador para citar ou linkar para este item: bibliotecadigital.cnj.jus.br/xmlui/handle/123456789/261
Título: Juizados especiais e variantes regionais: o papel da Lei Estadual
Autor(es): Sokal, Guilherme Jales
Palavras-chave: Juizado especial cível, lei estadual
Poder Judiciário, federalismo
Data do documento: 2015
Editor: CNJ
Citação: SOKAL, Guilherme Jales. Juizados especiais e variantes regionais: o papel da Lei Estadual. Revista CNJ, Brasília, v. 1, n.1, p. 43-52, 2015.
Resumo: O presente trabalho toma por subsídios as notórias variantes de estrutura e perfil dos juizados especiais cíveis no âmbito dos Estados, reveladas por recente pesquisa divulgada pelo CNJ/Ipea, para defender a necessidade de se reconhecer o importante papel da lei estadual fundada no art. 24, X, da Constituição. Para tanto, é feita a crítica da jurisprudência do STF que rejeita a competência concorrente da União e dos estados em matéria de processo dos Juizados Especiais, que não se harmoniza com a lógica, a história, os valores democráticos e o espírito do federalismo. Assim, defende-se no trabalho a validade da lei estadual que adeque o regime dos juizados à realidade local, como parâmetro mais adequado a pautar a atuação do CNJ e do STF.
URI: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/261
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juizados especiais e variantes regionais.pdf120.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.